quarta-feira, 4 de março de 2020

VEREADORES DE BELÉM QUESTIONAM LETARGIA DAS PREFEITURA NA SOLUÇÃO DOS RESÍDUS SÓLIDOS DA RMB

Os vereadores Paulo Queiroz e Toré Lima criticaram a forma como as prefeituras de Belém e Ananindeua vem conduzindo a questão dos resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém. Em sessão plenária nesta terça-feira, 03, na Câmara Municipal de Belém, eles aproveitaram para cobrar agilidade dos prefeitos Zenaldo Coutinho e Manoel Pioneiro na formação do consórcio que deve dar uma solução defintiva com o encerramento das atividades do aterro sanitário de Marituba, em 2021.

Durante o pronunciamento, o vereador Paulo Queiroz destacou a falta de atitude das prefeituras e enfatizou que mesmo sendo menor, mais novo e com menos recursos, o município de Marituba tomou a iniciativa de buscar a solução para o lixo da RMB. "Eu tenho percebido uma disposição diferente do prefeito de Marituba, Mário Filho, em apresentar uma proposta para a resolução do problema. Marituba tem o menor orçamento e a menor estrutura, mas tenho acompanhado a luta incansável da prefeitura para oferecer uma solução para população", descreveu o vereador.

Paulo Queiroz revelou que viajou até Portugal para conhecer os projetos de biodiversidade, reciclagem e tratamento de resíduos. "Foi lá que aprendi a chamar os resíduos de lixo, pois tudo, ou quase tudo pode ser aproveitado, e é nesse caminho que vai o projeto da prefeitura de Marituba", finalizou.

De acordo com Toré Lima, o consórcio é a única solução para acabar com o aterro sanitário de Marituba. "Somente o consórcio pode resolver a questão do lixo da RMB a médio e longo prazo. Mas acredito que tem que ter uma responsabilidade de todas as prefeituras. No sentido de viabilizar um processo que permita, uma coleta seletiva. Hoje, a população de Marituba é quem mais sofre com a situação", ressaltou.

Na última reunião, no dia 19 de fevereiro, a promotora Marcela Melo, do Ministério Público do Pará, estabeleceu um prazo de dez dias para que as prefeituras colocassem em prática a formação do consórcio e apresentassem, cada uma, um cronograma de atividades para resolver a questão do resíduo sólido do seu município.

Até o momento, somente a prefeitura de Marituba apresentou um projeto  concreto para a solução do lixo, defendido na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-Pa), no dia 27 de fevereiro. Durante a mesa redonda, o prefeito Mário Filho (Marituba) falou sobre sobre a Biorremediação do Resíduo Sólido da RMB em palestra para representantes de diversas instituições públicas e privadas.

Fonte/Comuns Marituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Imagine acordar com o barulho das ondas de uma praia de água doce, ao lado dos passarinhos, com uma frondosa árvore dentro de casa e sentin...