Nesta segunda-feira, 30, durante coletiva de imprensa, o Governo do Pará atualizou as medidas do Estado para o enfrentamento do novo coronavírus. Na ocasião, o governador Helder Barbalho confimou os primeiros casos de transmissão comunitária da covid-19 no estado.
Dois pacientes informaram que não tiveram contato com outros casos confirmados e nem realizaram viagens para outros Estados ou para o exterior. Todos os casos confirmados para a doença estão isolados em tratamento domiciliar.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), em seu boletim epidemiológio, informou que aumentou para 26 o número de casos confirmados de coronavírus no Estado. Agora, o Pará registra: 47 casos em análise e 688 descartados.
O governador Helder Barbalho reuniu com representantes dos Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), Tribunal de Justiça (TJ), além do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Defensorias Pública Estadual (DPE) e da União (DPU) para apresentar o Plano de Contingência ao novo coronavírus.
Confira as novas ações preventivas do governo para combater o novo coronavírus no Pará:
Educação
O prazo das aulas da rede pública, que encerrariam amanhã, 31, foram prorrogadas para o dia 14 de abril. A medida visa fortalecer o isolamento social, para evitar a propagação do vírus.
Ininicou hoje, às 15h30, pela TV Cultura às aulas do programa #TodosemcasapelaEducação para os estudanttes. Foram mais de 16 mil visualizações registradas.
Comunicação
O Pará é o primeiro Estado do Brasil a fazer parceria com empresas de telefonia para mandar mensagens para todos os clientes no estado alertando sobre no novo coronavírus; A estratégia é usar a ferramenta d emensagens para alertar a população.
Aviação
O Governo do Estado recebeu a informação de que amanhã à tarde vai pousar com 78 passageiros em Belém mais um voo oriundo do Suriname. Destes, 44 são paraenses e vão passar por medidas preventivas. Eles farão exame e ficarão na quarentena, além de serem monitorados pela Sespa. O Governo Federal já foi notificado que devem fazer o traslado dos passageiros de outros estados.
Hospitais
Os hospitais de Belém, Marabá e Santarém já vão ter as obras iniciadas. O de Breves, por conta da logística, será iniciado ainda nesta semana.
Emprego
O governador Helder Barbalho conversou com representantes da Natura e pediu para que a empresa não demita seus funcionários no Pará. Em videoconferência, os representantes da empresa de cosméticos afirmaram ao governador que irão manter o emprego dos 715 funcionários e a relação comercial com as mais de 1,6 mil famílias que são fornecedoras de insumos.
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário