Resumo das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belém no combate à proliferação do novo Coronavírus:
Na tarde desta quarta-feira, 22, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, realizou live através das redes sociais e fez um balanço das ações que a Prefeitura está adotando no combate à Covid-19, assim como, a prestação de contas das ações que estão sendo executados na cidade.
Zenaldo Coutinho anunciou que o uso de máscara será obrigatório para quem precisar sair às ruas. A orientação será publicada em decreto Municipal. De acordo com o prefeito, a partir da próxima sexta-feira, dia 24, essa é a grande medida de proteção geral e quem não cumprir vai pagar multas.
Ainda relacionado à proteção, nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura está consolidando a aquisição de 4 mil máscaras. E, no dia 24, a chegada de mais 40 mil máscaras para os servidores da área da saúde, de acordo com as recomendações da Anvisa.
Até esta tarde, Belém tem 995 casos confirmados de Covid-19, 28 mortes e 124 pessoas recuperadas.
O investimento em saúde anteriormente era de 17%, agora 24%. Somado a isto, a Prefeitura de Belém recebeu do Governo Federal o repasse de R$ 26 milhões e está investindo em novos equipamentos e novos profissionais. Tudo de maneira transparente.
Algumas das tratativas da Prefeitura neste momento são: contatos com médicos Cubanos para reforçar a equipe de saúde do município e recomendação às faculdades com turmas de medicina prestes a se formar, para antecipação da colação destes médicos, para também, auxiliarem na rede de saúde.
A Prefeitura de Belém teve que fechar as quadras de esporte do Portal da Amazônia, visto que algumas pessoas não estavam respeitando a orientação de evitar aglomerações.
- A Prefeitura está fazendo tratativas com o Exército para ampliar as higienizações na cidade. A PMB já vem realizando estas ações, utilizando uma fórmula que mata o vírus, e nesta quarta, 22, segue com a limpeza em mais abrigos de paradas de ônibus.
A Prefeitura reforça que está com suas UPA’s e PSM’s em pleno funcionamento.
- O abrigo no Tapanã, da Prefeitura de Belém, que vai acolher os indígenas da etnia Warao já está pronto e higienizado. O remanejamento vai começar em breve.
A gestão municipal está ampliando o protocolo para as UPA’s com cloroquina e azitromicina para pacientes graves. No hospital de retaguarda Dom Vicente Zico também está sendo usado este protocolo.
Em relação a tradicional visitação no Dia das Mães nos cemitérios, a Prefeitura de Belém está avaliando, pois certamente haverá restrição. Este é um momento de proteger a vida da população.
O prefeito de Belém agradeceu o empenho de todos os servidores municipais durante este período de pandemia, e ressaltou o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação (Semec), que vai iniciar uma nova rodada de entrega de kits de merenda escolar no mês de maio.
A Prefeitura está aguardando a chegada dos respiradores no Hospital do Hangar, para desafogar a urgência e emergência nos hospitais do município. Os doentes graves serão transferidos.
Hoje, 22, será assinado um decreto para que os diretores de hospitais públicos e privados informem à Prefeitura sobre a ocupação dos leitos.
Fonte: Agência Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário