quinta-feira, 30 de abril de 2020

GOVERNADOR DO PARÁ FAZ VISTORIA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL ABELARDO SANTOS EM ICOARACI

O governador Helder Barbalho vistoriou, nesta sexta-feira (30), o início dos trabalhos de atendimento em urgência e emergência do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém. Hoje o hospital começou a funcionar, a partir de 13h, como hospital de portas abertas para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de síndrome aguda respiratória relacionados à suspeita ou diagnóstico da Covid-19.

Ainda Helder também observou as condições do ambiente de espera e agradeceu ao empenho das equipes de profissionais de saúde. A triagem dos pacientes ocorre em barracas montadas no estacionamento do hospital, onde é realizado o primeiro atendimento. Em seguida, os pacientes são encaminhados para atendimento médico de acordo com o gravidade do caso. O Governador vistoriou ainda as instalações da farmácia e das estruturas de consultórios móveis implantados no local. 

Apesar de Belém estar habilitada na Gestão Plena do Sistema Único de Saúde (SUS), condição que lhe garante receber recursos financeiros direto do  fundo do Ministério da Saúde para fazer o primeiro atendimento de pacientes, por meio de seus prontos socorros e de suas unidades básicas (UBS) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), este é o segundo serviço de portas abertas para atender de forma direta pacientes que apresentam sintomas  da covid-19. Há cerca de 10 dias, a Policlínica Metropolitana também abriu suas portas para atendimento de pacientes com a realização de consulta e exames.  

Segundo o titular da Sespa, Alberto Beltrame, que acompanhou o governador Helder Barbalho na vistoria, o hospital Abelardo Santos conta agora com 21 médicos em plantão 24 horas por dia com capacidade para atender mais de 2 mil pacientes por diariamente. Há ainda várias equipes multiprofissionais e oferta de uma retaguarda com 15 leitos de observação, 75 leitos de enfermaria e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que podem ser ampliados à medida que o Estado recebe novos equipamentos.

O Hospital Abelardo Santos já era um dos 11 hospitais referenciados para internação de casos graves, mas o governador decidiu abrir suas portas para que o paciente, que não estava conseguindo atendimento médico para avaliação e encaminhamento para internação nos hospitais de referência, possa ir direto ao local em busca de ajuda médica.

Fonte: Agência Pará

UNIDADES DE SAÚDE DE MARITUBA RECEBEM AÇÃO DE DESINFECÇÃO

Nesta quinta-feira (30) o Hospital de Urgência e Emergência e a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas receberam higienização nas áreas interna e externa. A ação é realizada pela Prefeitura de Marituba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o objetivo de eliminar os focos de contaminação do novo coronavírus em logradouros, áreas comerciais e espaços públicos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Josué Pompeu, a ação de sanitização vem ocorrendo em todo o município. “Nós estamos com equipes realizando sanitização em locais públicos, prefeitura, secretarias municipais e nos postos de saúde. Já realizamos a ação no Ministério Público, em alguns bairros e agora estamos ampliando o serviço”, informou.

Ele explicou ainda que a desinfecção nas duas unidades de saúde foi realizada por uma equipe especializada com o uso de um produto hospitalar específico e de alta tecnologia que não deixa cheiro e não agride os pacientes. Para a higienização das ruas é utilizada água clonada, à base de hipoclorito, altamente letal para o vírus e não agressiva para o organismo humano. 

Nesta sexta-feira (01), carros pipas farão a desinfecção das principais ruas e avenidas do centro de Marituba e depois seguirão para ruas de outros bairros. “O objetivo é que a gente consiga sanitizar o município inteiro”, concluiu.

O serviço de limpeza é essencial para manter os ambientes públicos desinfectados e é uma das principais medidas adotadas em todo o mundo no combate à pandemia.

No último boletim divulgado pela Sesau nesta quinta-feira (30) às 18h, Marituba tem 201 casos notificados, 2 em análise, 111 descartados, 88 confirmados, 76 em tratamento, 4 óbitos e 8 curados.

Texto: Paulo Ricardo Rezende e Julie Rocha
Comus/Marituba

OPERAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM REALIZA AÇÕES ESTABELECIMENTOS DESCUMPREM DECRETO E SÃO FECHADOS

Guarda Municipal de Belém e a Ordem Pública seguem fiscalizando e orientando a população para o cumprimento do decreto que determinou o fechamento do comércio, obras civis e todos os serviços não essenciais, no enfrentamento à propagação da Covid-19. Nesta quinta-feira, 30, os agentes da segurança municipal percorreram os bairros de Nazaré, Umarizal, Comércio, Bengui e Marambaia, o que resultou no fechamento de 67 lojas e cinco comércios ambulantes.

Somente neste dia, o disque denúncia da Guarda Municipal, o 153, recebeu pela manhã, 135 ligações, destes, 70% dos registros foram sobre o funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais.

“Nossa fiscalização está ocorrendo diariamente, e o que se percebe é a falta de discernimento dos comerciantes perante a situação que estamos vivendo. Ontem (29) fiscalizamos o bairro da Marambaia e hoje, quando retornamos, ainda encontramos quatro lojas descumprindo o decreto”, enfatizou Lenylson Medeiros, inspetor e coordenador do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). “Pedimos a todos que tenham compreensão e cumpram o decreto. Somente assim, conseguiremos conter o avanço dessa doença”, completou.

As ações de fiscalização e orientação vão continuar por tempo indeterminado, e a população pode fazer denúncias sobre estabelecimentos que não cumprirem as regras do decreto, ligando para o 153.

Fonte: Agência Belém

SESPA CONFIRMA 68 MORTES NÚMERO CHEGA 2.229 CASO DO CORONAVÍRUS DO PARÁ

Mais 68 pessoas morreram por covid-19, a grave doença respiratória causada pelo coronavírus sars-cov-2. Os novos registros foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta quinta-feira (30). Com os novos casos, agora o Pará tem um total de 224 óbitos.

Pelas redes sociais digitais, a Secretaria de Estado de Saúde Pública confirmou mais cinco mortes neste final de tarde. 


Ainda nos boletins desta tarde, a Sespa confirmou 413 novos diagnósticos positivos de covid-19, somando 2.999 casos. Com 138 pacientes recuperados, o total de pessoas já sem a doença do coronavírus sars-cov-2 chega a 1.415, uma média ainda próxima de 50%. Restam 321 casos em análise. Desde o início da crise no Pará, foram descartados 2.087 casos.

Fonte: O Liberal

PIRARUCU QUE VIVIA NA PRAÇA DA REPÚBLICA É TRANSFERIDO PARA O BOSQUE RODRIGUES ALVES

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) transferiu na manhã desta quarta-feira, 29, a Pirarucu fêmea que vivia no lago artificial da praça da República, em Belém, para o Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves.

O peixe chegou à praça ainda filhote, e vivia no lago artificial há cerca de três anos. Por ter um alto valor comercial no mercado, populares tentavam a captura do animal, e, por este motivo, para manter a integridade física do peixe, uma força-tarefa foi montada para o traslado até o Bosque.

"O manejo foi pensado para causar o mínimo de estresse ao animal e também na nossa segurança, porque a gente sabe que o manejo de pirarucu é um dos mais perigosos quando se trata de peixe. Utilizamos uma bomba para diminuir o volume de água do lago, porque a pirarucu vivia perto de umas pedras, e isso dificultaria na captura”, explicou o biólogo do Bosque, Tavison Rômulo. “Antes de tudo, deixamos uma caminhonete com uma caixa com água do próprio lago, para que não sofresse nenhum tipo de choque térmico”, completou.

Novo lar - As equipes realizaram os procedimentos adequados para o peixe conhecer o seu mais novo lar, onde vai receber todos os cuidados necessários. “Agora, vamos analisar o comportamento do peixe, observar a sua adaptação e a alimentação, para ver se ele vai se alimentar de forma voluntária, e se sentir em casa. O que deve acontecer entre 8 a 10 dias”, disse a veterinária Ellen Eguchi.

O pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 quilos. É um peixe que é encontrado geralmente na Bacia Amazônica. Seu nome se originou de dois termos tupis: pirá, "peixe", e urucum, "vermelho", devido à cor da cauda.
 

Fonte: Agência Belém

PONTE BR-153 QUE LIGA PARÁ A TOCANTINS PODE SE TORNAR REALIDADE ATÉ 2022


O mês de abril foi marcado pelo anúncio de obras em rodovias brasileiras. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, no início do mês, a construção da Ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, na divisa entre Pará e Tocantins. A obra vai ligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) e deve custar em torno de R$ 157 milhões. 


Com a obra, o escoamento da produção e o transporte de cargas na região serão impulsionados, facilitando o tráfego de veículos e caminhões e diminuindo os custos no transporte de cargas. Atualmente, a passagem de uma margem à outra do Rio Araguaia só pode ser feita por meio de balsa. 

A previsão de entrega da obra é em setembro de 2022. As obras estavam paradas devido a uma disputa judicial, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes obteve decisão favorável para prosseguir com o trabalho, que abrange 1.720 metros de extensão.

Segundo o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Pará (Sindicam-PA), Eurico Tadeu, a ponte é extremamente importante, tanto para a categoria quanto para quem trafega por ela. “Ela evita um percurso de quase 200 km se for por rodovia. O percurso de Guaraí até Tocantins é muito longe, é uma volta muito grande”, adianta. 

Eurico Tadeu comenta também que a ponte poderia sanar o problema com as balsas. Recentemente, um caminhão caiu do transporte marítimo, segundo relato. “Além disso, é uma demora muito grande para entrar na balsa. Formam-se filas muito longas para fazer essa travessia”, lamenta. 

O engenheiro civil Marcos Penna avalia a importância de obras como essa para a população como um todo. “Elas são de extrema importância para abastecer as cidades, levar produtos do campo para as cidades. Sem essa operação das rodovias, o país poderia estar vivendo um caos muito grande, então é de suma importância que se mantenha o tráfego nas estradas.” 

Histórico 
A BR-153 é a quinta maior rodovia brasileira. Também conhecida como Rodovia Transbrasiliana e Rodovia Belém-Brasília, a BR corta os estados do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, terminando na Fronteira Brasil–Uruguai. 

Com a construção iniciada ainda na década de 1950, no governo de Juscelino Kubitschek, as obras foram finalizadas mais de 20 anos depois, em 1974. A rodovia é o principal eixo de ligação rodoviária da região Norte com o restante do País. 

No Pará, a BR-153 alcança, principalmente, as cidades de Castanhal, Santa Maria, São Miguel do Guamá, Paragominas e Capanema. Mais de 1,5 milhão de pessoas vivem em locais ao longo da rodovia. 

A assinatura do contrato para a obra na BR-153 se deu ainda em 2017, com a presença do então presidente Michel Temer. Devido a burocracia, prazos e processo na justiça, a obra ficou suspensa. Só em 2019, após estudos geotécnicos, a ordem de serviço foi assinada. 

Eurico Tadeu lembra que, por ser uma obra antiga, a rodovia precisa passar por melhorias. “Toda essa região, tanto estadual quanto federal, estão em péssimas condições. Nós não temos fiscalização de peso, então passa caminhão carregando minério com o dobrou ou triplo da capacidade dele, e não se faz nada”, avisa o presidente do Sindicam-PA. “Se houvesse fiscalização, ajudaria muito.” 

Coronavírus
Em meio à crise mundial na saúde causada pelo novo coronavírus, o presidente do Sindicam-PA relata a realidade de quem roda pelas estradas. “Nós não temos apoio nenhum do governo do estado”, diz. O Sindicato representa mais de 80 mil caminhoneiros autônomos, mas muitos de outros estados passam diariamente pelo estado “Eles preferem trabalhar por aqui pela fiscalização, que é falha.” 

Segundo Eurico Tadeu, cada município tem criado um decreto específico, o que prejudica a atividade. “Os caminhoneiros não têm onde se alimentar, não tem banheiro, não tem estrutura. Muitos chegam de outras cidades e não sabem em algumas cidades há proibição de entrada de caminhão de carga.   

Outra preocupação é sobre vacina, que não tem chegado aos caminhoneiros. “Aqui já está um caos. E estava acertado com o governo estadual que haveria campanha de vacinação para nós, mas essa semana suspenderam tudo. Estamos à deriva.”  

O governo garante que está tomando todas as precauções em meio à pandemia do novo coronavírus e que a doença não vai afetar o cronograma de obras pelo Brasil. Em nota, o DNIT afirma que “está orientando as equipes e recomendando medidas de prevenção ao coronavírus no ambiente de obras.” 

O DNIT afirma que vem adotando as medidas de segurança, como “realizar os serviços de conserva com distância adequada para evitar possíveis contágios; disponibilizar álcool em gel em diversos locais do canteiro de obras; utilização de máscaras; higienizar diariamente os ônibus de transporte dos trabalhadores; medir a temperatura dos trabalhadores antes da jornada diária; conversar e alertar sobre os riscos da doença; adotar distância mínima entre mesas nos refeitórios dos canteiros de obras.”

Fonte: Agência do Radio

GOVERNO DO PARÁ SENCIONA LEI QUE INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRASTORNO DO ESPECTRO AUTISTAS

O governador Helder Barbalho sancionou, nesta quinta-feira (30), Lei que institui a Política Estadual dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A lei cria ainda o Sistema Estadual de Proteção dos Direitos dos Autistas, e garante a expedição de Carteira de Identificação das Pessoas com Espectro do Autismo.

A Segundo a nova legislação, que deverá vigorar após sua publicação no Diário Oficial do Estado do Pará (DOE), a carteira da Pessoa com Espectro do Autismo será expedida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), e garantirá atenção integral, pronto-atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“Essa Lei é a forma do Estado reafirmar o apoio e a garantia do direito desses cidadãos, que a partir de agora, contarão com suporte e segurança jurídica na garantia dos direitos nas áreas de saúde, educação, assistência social e políticas públicas. Seguimos juntos fazendo um governo inclusivo e com sensibilidade, olhando sempre por aqueles que mais precisam”, disse o governador Helder Barbalho.

A Organização Mundial de Saúde estima que 1% da população mundial tenha autismo e, partir dessa projeção, mais de 80 mil pessoas podem ser portadoras do transtorno do Espectro do Autismo no Estado do Pará.

Pela nova Lei fica instituído entre os direitos das pessoas com aspecto do autismo o diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional, proteção contra qualquer tipo de abuso e exploração, assistência farmacêutica, educação (inclusive no ensino profissionalizante), moradia, inclusive à residência protegida, previdência e assistência social, além da inclusão social, entre outros.

Fonte: Agência Pará

GOVERNO DO PARÁ ANUNCIA MEDICAMENTO PARA COVID-19 EM FARMÁCIAS E GERA AGLOMERAÇÃO NA GRANDE BELÉM

Um dia após o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) anunciar em suas redes sociais que o governo do estado havia determinado às farmácias de Belém disponibilizar o medicamento Azitromicina, recomendado no tratamento de covid-19, o que se viu na capital nesta quinta-feira, 30, foram grandes aglomerações na porta dos estabelecimentos. 

Compartilhado nas redes sociais, um vídeo mostra a situação na frente de uma dessas farmácias. Já sem vagas no estacionamento, lotado, carros formavam filas duplas e congestionavam o trânsito no entorno do estabelecimento desde o começo da tarde. Na rede, segundo o post do governador, no entanto, o medicamento só estaria disponível a partir das 18h.   

Moradores do bairro de Nazaré, onde fica a farmácia, relataram que o caminhão carregado com o medicamento foi atacado por populares assim que chegou local. Vale lembrar que uma das principais medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater o novo coronavírus é justamente evitar aglomerações. No Pará, até o momento, o vírus já matou 219 pessoas e contaminou 2.876

Fonte: Roma News

PREFEITURA DE MARITUBA INSTALA TANQUE DE OXIGÊNIO NA UPA 24 HORAS

Antecipando-se à possibilidade de faltar oxigênio por causa da demanda cada vez maior de pessoas contaminadas ou suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Marituba tomou uma medida preventiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi instalado, na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na última quarta-feira (29), um tanque criogênico com capacidade para 1.730 metros cúbicos de oxigênio. 

Esse equipamento permite armazenar grande quantidade, evitando que os médicos e pacientes sejam surpreendidos com a falta do produto, cujo abastecimento é diário.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Antes o abastecimento era feito por cilindro. Por isso, a empresa responsável pela distribuição do material tem que se locomover várias vezes à UPA 24 horas. Com a instalação do tanque, o oxigênio será canalizado por toda a estrutura da unidade. 

Assim, otimizará o trabalho dos servidores que estão na linha de frente do combate à doença e beneficiará os pacientes que necessitarem do tratamento de oxigenoterapia”, disse o secretário de Saúde, Josué Pompeu.

Fonte: Comuns/ Marituba

ARCON INTEGRA OPERAÇÃO PARA RESTRINGIR VIAGENS INTERMUNICIPAIS NO FERIADO DIA DO TRABALHADOR

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) integra a operação conjunta integrada com os órgãos de Segurança Pública para impedir viagens intermunicipais no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho. A ação conjunta percorrerá portos e terminais, e barreiras serão montadas nas rodovias estaduais e federais para fiscalizar o cumprimento do decreto n° 609, do governo do Estado. A decisão restringe a saída intermunicipal de pessoas por meio rodoviário e hidroviário, como medida de prevenção ao coronavírus, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

farão vistorias diárias nos terminais rodoviários e hidroviários pertencentes ao Estado, municípios e particulares, para barrar qualquer tentativa de saída de viagens intermunicipais. No caso de flagrante de algum operador descumprindo o decreto, o veículo ou embarcação será retida. “ Estaremos trabalhando com esquema semelhante ao realizado na Semana Santa e Tiradentes, orientando os motoristas para que retornem e, em caso de desobediência, o veículo será apreendido e aplicadas as punições cabíveis”, reforça Ivan Bernaldo, diretor de fiscalização da Arcon.

Poderão circular, de acordo com o decreto governamental, o transporte de cargas, os veículos que levam profissionais de saúde, mediante comprovação, e os pacientes para Tratamento Fora de Domicílio. “A vigilância nas estradas estaduais permanecerá por 24h junto com a Polícia Rodoviária Estadual e demais órgãos de segurança, a partir desta quinta (30) até a próxima segunda-feira (4). Neste período, somente as viagens entre os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides serão mantidas. Para os demais cidades, as viagens serão liberadas somente no dia 5 de maio

Fonte: Agência Pará

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE BELÉM INTERDITA FARMÁCIA POR IRREGULARIDADES

No final da manhã desta quarta-feira, 29, uma equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) interditou a farmácia Senador, localizada na avenida Senador Lemos, no bairro Sacramenta. A ação é fruto de denúncia feita ao órgão, a qual tratava de possíveis irregularidades na comercialização de medicamentos para o tratamento da Covid-19. O trabalho de fiscalização foi realizado juntamente com agentes do Procon e da Polícia Civil.

“Estamos recebendo muitas denúncias de venda irregular, principalmente de antibióticos. A azitromicina está sendo muito procurada, assim como a hidroxicloroquina. Estivemos no estabelecimento para constatar se esses medicamentos estavam sendo vendidos regularmente. Constatamos que não estavam”, destacou Rui Moraes, farmacêutico da Vigilância Sanitária. 

Interditado – O estabelecimento foi fechado temporariamente até que o proprietário regularize os procedimentos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Na farmácia, constatamos problemas de escrituração, que conecta a farmácia à Anvisa. E com isso, a Agência Nacional, assim como todas as vigilâncias ficam sabendo da movimentação do estoque do estabelecimento pelo sistema. Eles estavam vendendo medicamentos de uma maneira irregular. Está interditada até regularizar essa venda, após isso, voltamos para verificar se, de fato, regularizaram. Só assim poderão abrir novamente”, assegurou o farmacêutico. 

Ainda sobre a farmácia interditada, os agentes da Vigilância Sanitária da Sesma emitiram um laudo com um roteiro de providências referentes aos ajustes a serem feitos, dentre eles a escrituração de receitas médicas para a comercialização dos medicamentos. 

Operações – De acordo com a Divisão Vigilância Sanitária e de Drogas e Medicamentos (DVSDM) da Sesma, de fevereiro até o momento, foram realizadas 13 operações relacionadas ao combate de venda ilegal de antibióticos e medicamentos sujeito ao controle especial. “Pretendemos realizar mais de dez operações até ao final de maio”, garante o chefe da DVSDM, Renato Cavalcante. A Divisão deve intensificar ações relacionadas às condições de trabalho dos profissionais de saúde. 

A Sesma oferece o chefiaddm@gmail.com como canal reservado para denúncias de possíveis abusos e irregularidades identificadas na venda de medicamentos. A identidade do informante será mantida em absoluto sigilo.


 Fonte: Agência Belém

quarta-feira, 29 de abril de 2020

HOSPITAL ABELARDO SANTOS TERÁ PORTAS ABERTAS PARA PACIENTES COM SINTOMAS DE SÍNDROME COVID-19

O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, passa a funcionar como unidade de urgência e emergência exclusiva para pacientes com sintomas de síndrome aguda respiratória relacionados à suspeita ou diagnóstico do novo Coronavírus. A unidade já era um dos 11 hospitais referenciados para internação de casos graves e, a partir das 13h de quinta-feira (30), passa também a funcionar de portas abertas, ou seja, o paciente pode ir direto ao local em busca de ajuda médica, sem precisar de encaminhamento.

"Estamos somando esforços para que possamos garantir uma condição de atendimento com qualidade e com respeito à vida das pessoas" - governador Helder Barbalho, em vídeo postado nas redes socais.

O pronto-socorro do HRAS conta com uma ala de observação de 15 leitos; 4 consultórios de pré-consulta; 8 consultórios para atendimento; 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 75 leitos clínicos de enfermaria.

Esse é mais um reforço ao sistema de saúde provido pelo governo do Estado, que está ampliando as vagas de tratamento intensivo nos hospitais de campanha e em outras estruturas, como a Fundação Santa Casa do Pará, também hospital referenciado para o tratamento da Covid-19.

Fonte: Agência Pará

terça-feira, 28 de abril de 2020

SESPA CONFIRMA MAIS 57 CASOS DE COVID-19 E TOTAL CHEGA A 2.319 NO PARÁ

O Pará chegou ao total de 2.319 casos confirmados de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. No final da noite desta terça-feira, 28, mais 57 pacientes foram anunciados pelo Estado.

As informações são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Segundo a atualização, mais da metade dos novos casos são da Região Metropolitana de Belém.

Além disso, são 1.124 os casos recuperados (com seis novos casos de recuperados), 132 óbitos, 592 casos em análise e 1.952 casos descartados. A atualização ocorreu às 19h de hoje


Fonte: Roma News

PREFEITURA DE MARITUBA PUBLICA DECRETO SOBRE ATIVIDADES ESSENCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA (29)


A prefeitura de Marituba publica na próxima quarta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, uma lista com todas as atividades consideradas essenciais nesse momento de avanço da epidemia do coronavírus em todo o estado e principalmente na capital paraense. A medida visa reforçar a ação ajuizada pela Defensoria Pública do Estado do Pará no último sábado (27), de suspender todas as atividades não essenciais à vida e à saúde na Região Metropolitana de Belém.

Em vídeo divulgado à imprensa, Mário Filho lembrou que Marituba foi um dos primeiros municípios a decretar estado de calamidade e a estabelecer um plano de contingenciamento para enfrentar a propagação da doença. “Vamos publicar um novo decreto, listando as atividades essenciais dando maiores informações para conhecimento das pessoas. É preciso observar, porém, que Marituba é enforcada por duas saídas rodoviárias que ligam a Região Metropolitana ao resto do Brasil, a BR-216 e a Alça Viária”, disse ele.

Segundo ele, o município não tem prerrogativa para bloquear o acesso a uma rodovia federal nem estadual. Também não cabe à prefeitura, justificou, fiscalizar o transporte intermunicipal e interestadual. “Estamos fazendo todo o esforço para vencer o desafio de conter a contaminação nesse momento que é crítico. Conto com a população de Marituba para nos ajudar e que Deus tenha misericórdia do nosso povo e nos abençoe em nos livrar dessa pandemia o mais rápido possível”, disse.

Desde o início da epidemia, Marituba tem tomado todas as medidas para prevenir o avanço da doença no município, com a publicação de quatro decretos municipais para impedir aglomerações, restringir a circulação de pessoas nas ruas e reordenar o funcionamento de diversas atividades comerciais.

Considerado um dos dez municípios brasileiro que mais investiram em saúde nos últimos anos, Marituba também teve recebeu elogios sobre a estrutura de Rede municipal de Saúde dos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Pará que, no último dia 24 deste mês, avaliaram a estrutura dos hospitais e unidades de saúde da Região Metropolitana de Belém (RMB). 

Para Mário Filho, a boa avaliação demonstra que Marituba tem procurado atender a população diante dos inúmeros casos de coronavírus na RMB e que já levou ao colapso diversas redes de saúde de outros municípios. “De tal maneira, que chegamos a atender pacientes de Belém, Ananindeua, Benevides e de outras cidades do estado do Pará”, completou.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Marituba conta com alas especiais para receber pacientes com sintomas graves de Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas e no Hospital de Urgência e Emergência. A Prefeitura também finaliza uma área de urgência e emergência com 10 novos leitos para receber esses pacientes. 

Segundo último boletim divulgado pela Sesau nesta segunda-feira (27), já foram notificados 164 casos, sendo que dois estão em análise, 96 descartados. Desses, Marituba tem 66 casos confirmados de Covid-19, 58 em tratamento, 4 óbitos e 4 histórias de cura.

Fonte: Comus/Marituba

segunda-feira, 27 de abril de 2020

SESPA CONFIRMA MAIS 91 CASOS DE COVID-19 NO TOTAL CHEGA A 2.219 NO PARÁ

Com mais sete óbitos anunciados no início da noite desta segunda-feira, 27, o Pará chega ao total de 122 mortes por covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Dos novos casos, três são da região do Marajó. Dois homens, um de 55 anos e outro de 76, morreram no município de Breves. Já em Ponta de Pedras, uma mulher de 79 anos.

Outros quatro são do sudeste do Estado: uma mulher de 60 anos, de Marabá; outra de 32 anos de Paragominas; um homem de 82 anos, Parauapebas; e uma mulher de 79 anos, São João do Araguaia.

Da região nordeste do Estado, a Sespa confirmou o óbito de uma mulher de 70 anos, de Capanema

Fonte: Roma News 

PREFEITO DE BELÉM ZENALDO COUTINHO FALA SOBRE NOVO DECRETO ADOTADO EM BELÉM

Na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, realizou live através de rede social, para anunciar as novas medidas que a capital paraense deve adotar, para impedir a propagação do novo Coronavírus, que já está provocando um colapso nos hospitais públicos e privados de Belém.

As medidas mais restritivas para o funcionamento de atividades na cidade estão descritas no decreto que já está publicado no Diário Oficial do Município 

O prefeito Zenaldo destacou durante o pronunciamento que Belém está com uma grande demanda na rede de saúde, em que muitos médicos – da linha de frente desse enfrentamento ao vírus – estão adoecendo, outros desistindo do plantão. “A Prefeitura de Belém está contratando novos médicos, inclusive estrangeiros, e o governo do Estado também ficou de ceder alguns médicos cubanos”, disse Zenaldo, destacando ainda, o ocorrido no fim de semana. “Para vocês entenderem a gravidade, ontem, nós tivemos a falta de 51 médicos na nossa rede de UPA’s e PSM’s. Esse descompasso do aumento de demanda e falta de médicos tem deixado a gente numa situação angustiante”.

Belém possui dois Hospitais Pronto Socorros (do Guamá e da 14) e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e, ainda hoje terá a abertura da quinta UPA, a do Jurunas, que inicialmente, será para atendimento de casos médios e moderados. “Será para consultas e acesso a diagnósticos”, disse.

Em função do aumento de pessoas circulando nas ruas, e não respeitando as orientações de se manter em isolamento social e, critérios de higienização adequados, a Prefeitura de Belém precisou adotar novas medidas. “No sábado (dia 25), em reunião com diversos órgãos como Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública, anunciamos a decisão de tomar medidas mais rigorosas de isolamento social. Como regra geral, o decreto traz a paralisação do setor comercial, com exceção do alimentar, como supermercados. Mas estamos parando as lojas de departamento que funcionam em supermercados”, explicou o prefeito.

Dentre os serviços permitidos estão o de call center e o delivery, mas com algumas medidas como a troca de telefones entre os turnos, e o não compartilhamento de telefones. O consumo de alimentos no interior de estabelecimentos como padarias, por exemplo, está proibido, podendo apenas ser vendido o alimento, sem consumo no local. Serviços de hotelaria estão permitidos, mas com os restaurantes fechados, podendo servir os alimentos nos quartos. As obras de construção civil que não sejam de saúde ou essenciais, terão que paralisar, para evitar a circulação de operários nas ruas. Os supermercados continuam abertos, apenas não poderão servir buffet.

O gestor municipal enfatizou que os bares e restaurantes continuam fechados, assim como os shoppings centers e escolas. “Está proibida a venda de bebida alcoólica à noite, entre 21 horas e 6 horas da manhã, inclusive delivery. A medida foi tomada porque há aglomeração em frente a esses locais de venda”, explicou.

A Guarda Municipal de Belém atuará na fiscalização do cumprimento do decreto.

Saúde – Zenaldo Cotinho pontuou que a Prefeitura aumentou o valor do plantão que é pago aos médicos, passando de R$ 1.180 para R$ 1.400. “Essa foi uma forma de compensar a dedicação que esses profissionais estão dispensando nessa hora”.

Ainda de acordo com o prefeito, os profissionais da saúde do município estão sobrecarregados. “Eles estão dando tudo no atendimento dos pacientes, estão cumprindo a missão de salvar vidas. A gente precisa tirar esses pacientes que estão nas UPA’s e transferi-los para os hospitais. Porque senão, a gente acaba tendo um acúmulo enorme na porta de entrada, que é a porta mais visível. E para que a equipe possa atuar de forma mais tranquila”, enfatizou.

Transparência - A Prefeitura de Belém recebeu R$ 29 milhões do Governo Federal, e a forma que está sendo gasto está no Portal da Transparência. “A aplicação desses recursos será fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Município, Tribunal de Contas da União e Ministério Público Federal”, ratificou Zenaldo sobre o uso correto do valor destinado à saúde. “Nós temos a determinação de fazer a boa aplicação dos recursos, como sempre tivemos. Nosso portal já recebeu até prêmio pela prestação de contas. Criamos, inclusive, um comitê da Covid-19 para acompanhar esses gastos com a pandemia”.

Em relação ao decreto, não tem prazo estipulado para terminar seu vigor. E ele vale apenas para Belém. “Não podemos abrir os espaços com o vírus se espalhando. Estamos vivendo aflições. Esse final de semana foi muito angustiante. As pessoas não estão levando a sério porque ainda não viram o que está acontecendo nas unidades públicas e nas privadas também”, afirmou o prefeito de Belém. 

Entre os pontos do decreto, somente poderão permanecer abertos os estabelecimentos comerciais com serviços e atividades essenciais, como:

- Serviços médicos, odontológicos, fisioterápicos, hospitalares e de imunização;

- Comércio e serviços na área da saúde;

- Farmácias, drogarias, lavanderias e padarias;

- Atividades médico-periciais, serviços jurídicos, de contabilidade e atividades de assessoramento e consultoria em resposta à demandas urgentes;

- Assistência social;

- Segurança privada;

- Defesa civil;

- Transportadoras;

- Telecomunicações, internet e de processamentos de dados;

- Venda pela internet e telefone, inclusive call center, sendo proibido o compartilhamento de fones e microfones entre colaboradores;

- Distribuidoras de energia elétrica, água, gás, saneamento básico, serviço de limpeza urbana e coleta de lixo;

- Serviços de manutenção de redes e distribuição de energia elétrica, esgoto sanitário e iluminação pública;

- Produção, distribuição, comercialização e entrega realizadas presencialmente ou por meio de comércio eletrônico de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas. É proibido o consumo de alimentos e bebidas no interior do estabelecimento;

- Serviços funerários, ficando os funerais limitados a no máximo 10 pessoas;

- Guarda, uso e controle de substâncias radioativas;

- Vigilância sanitária;

- Prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e zoonoses;

- Controle e fiscalização de tráfego;

- Mercado de capitais e de seguros;

- Serviços de pagamento, de crédito, de saque e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central, incluindo lotéricas, com atendimento presencial restrito ao pagamento de salários, aposentadorias, benefícios do Bolsa Família e aos serviços que não podem ser realizados nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto;

- Serviços postais;

- Veículos de comunicação e seus respectivos parques técnicos;

- Fiscalização tributária, aduaneira e ambiental;

- Transporte de valores;

- Atividades de fiscalização;

- Distribuição e comercialização de combustíveis, lubrificantes e de derivados;

- Administração de condomínios;

- Produção rural, serviços agrícolas e veterinários, como clínicas veterinárias e pet shops;

- Distribuição e venda de materiais de construção e insumos necessários à construção civil, serviços de manutenção residencial, de automóveis - incluindo borracharias -, de elevadores e de outros equipamentos essenciais ao transporte, à segurança, saúde, alimentação e higiene;

- Distribuição e comercialização de equipamentos, peças e acessórios para refrigeração, bem como os serviços de manutenção de refrigeração;

- Hotelaria;

- Transporte de pessoas por ônibus, taxis ou aplicativos de transporte;

- Pesquisas científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia;

- Setor industrial em geral, sendo proibida a venda ou atendimento a clientes de forma presencial;

- Obras públicas de infraestrutura, saúde, saneamento, portos, mercados, feiras e segurança;

- Obras privadas residenciais unifamiliares e de saúde;

- Atividades religiosas de qualquer natureza, presenciais, com até 10  pessoas, no máximo, respeitada a distância mínima de 2 metros para pessoas com máscara, com a obrigatoriedade de fornecimento aos participantes de alternativas de higienização com água e sabão ou álcool gel, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Belém

INTERNOS FAZEM LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE FEIRAS NA GRANDE BELÉM

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou, nesta segunda-feira (27), o projeto “Feira Limpa”. Utilizando a mão de obra prisional de 30 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (Cpasi), a ação foi iniciada às 5h, na Feira 8 de Maio, em Icoaraci, com a limpeza, lavagem, desinfecção, remoção e descarte adequado e seletivo dos resíduos sólidos encontrados no local.

O projeto atuará, nos próximos dias, em outras seis feiras de Belém e Região Metropolitana: Feira do Barreiro, Feira do Guamá, Complexo do Jurunas, Feira da Pedreira, Feira do Paar e Feira da Marambaia

Segundo o diretor de Reinserção Social da Seap, Belchior Machado, a limpeza das feiras da Grande Belém é mais uma ação positiva da secretaria, que visa utilizar o trabalho prisional para atuar junto à sociedade na prevenção ao novo coronavírus.

“Assim como a limpeza de secretarias e órgãos públicos e a demarcação do distanciamento social nas paradas de ônibus, a Feira Limpa é mais uma ação da Seap como forma de contribuição no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Todos os envolvidos recebem os equipamentos de proteção necessários para a execução da atividade” - Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap.

Os internos da Cpasi atuam de forma voluntária nas ações de proteção à população contra a Covid-19, recebendo para isto os equipamentos de proteção necessários e obtendo remição de pena por meio do trabalho, conforme cumprimento da Lei de Execução Penal. A Seap acredita na reintegração das pessoas privadas de liberdade à sociedade e possibilita o trabalho como medida de reinserção, além de promover benefícios neste momento de combate à pandemia.

Fonte: Agência Pará

sábado, 25 de abril de 2020

PREFEITO DE SALINÓPOLIS PAULO HENRIQUE CONFIRMA DEU TESTE POSITIVO NO COVID-19

Por meio de um vídeo divulgado na tarde deste sábado, 25, o prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique Gomes (PSDB), confirmou que testou positivo para o novo coronavírus.

De acordo com ele, o exame foi feito na última segunda-feira, 20. Ele disse ainda que está assintomático e que já deve estar no 11º dia da doença, a contar do dia que ele acredita ter sido infectado. Além disso, ele ressaltou fazer tratamento com cloroquina e azitromicina.

O prefeito vinha causando polêmica desde o início da pandemia no estado com medidas como a barreira sanitária que impedia as pessoas de entrar ou sair do município sem justificativa; e ainda a restrição até mesmo de atividades consideradas essências, como os supermercados. Esta última acabou derrubada pela justiça.

O último boletim divulgado pela Secretária de Saúde do Pará, às 13h deste sábado, 25, aponta que o estado já registrou 1.638 casos e 87 mortes pela Covid-19. O número de pessoas recuperadas da doença já é de 736.

Fonte: Roma News

POLÍCIA MILITAR ENTREGA MÁSCARAS DE TECIDO EM LOCAIS PÚBLICOS DE FORMA GRATUITA

A Polícia Militar iniciou, nesta sexta-feira (24), a distribuição gratuita de máscaras à população que circula em locais públicos sem o equipamento de proteção individual. A medida integra o Programa "Máscara para Todos" do Governo do Estado, que adquiriu 230 mil máscaras confeccionadas por costureiras, microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte.

As máscaras são de algodão e dupla face, em conformidade com o padrão estabelecido pela Anvisa. A distribuição vai ocorrer, a princípio, nos municípios de Castanhal, Santa Izabel, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém, mas será estendida a todo o Estado. Além de entregar o EPI, os militares atuam no policiamento ostensivo e orientam a população sobre a importância de manter o distanciamento social.

Na capital, a distribuição das máscaras começou em paradas de ônibus, sinais de trânsito, praças e portas de estabelecimentos do centro da cidade, onde parte da população ainda não usava o equipamento. “Como eu preciso estar na rua para levar o sustento da família, nada melhor do que estar protegido com a máscara. É importante essa ajuda, pois além de combater a criminalidade, a PM também ajuda a combater a pandemia”, comentou o taxista Arlindo Moraes da Cruz, 33 anos. 

Para o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Getúlio Rocha, a participação da corporação no Programa “Máscaras para Todos” vai ao encontro de outras medidas que a corporação já tem adotado. “Essa é mais uma ação do Governo visando a diminuição da incidência do novo coronavírus em nosso Estado. Isso colabora com o plano de ação feito pela Polícia Militar, levando a mensagem de conscientização à toda população”, afirmou o tenente-coronel.

As ações implementadas pela Polícia Militar para coibir a pandemia no Estado incluem também a atuação em barreiras sanitárias, fiscalização de transporte interestadual e intermunicipal, fiscalização de estabelecimentos comerciais e bancários e contenção de aglomerações para garantir o distanciamento social.

Fonte: Agência Pará

DJ EDILSON DA APARELHAGEM PRÍNCIPE NEGRO METRÔ ESTÁ INTERNADO NO HOSPITAL COM CORONAVÍRUS

O DJ Edilson, da aparelhagem Príncipe Negro metrô, está internado no Hospital Pronto Socorro Mario Pinotti, em Belém. Aos 40 anos, o DJ é dos nomes conhecidos das festas de aparelhagem no Pará.

Edilson deu entrada no PSM da 14 na última quarta-feira, 22, quando os sintomas do novo coronavírus se agravaram. Internado em um leito normal, ele tem quadro estável, respondendo à medicação e no balão de oxigênio, por conta da dificuldade de respirar.

Familiares e amigos iniciaram uma corrida contra o tempo atrás de um leito de em outro hospital para dar continuidade ao tratamento. Segundo eles, a maior preocupação é o risco de infecção por outras doenças.

“Ele está internado em um leito normal e, por conta da imunidade estar baixa, nossa maior preocupação é com o surto de sarampo e tuberculose no PSM”, diz Ana Paula Cambraia, prima do DJ.

Pouco antes da matéria ser publicada, a família informou que conseguiu um leito no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. O DJ Edilson deve ser transferido para a unidade entre hoje, 25, ou amanhã, 26, pois ainda aguarda uma ambulância equipada com UTI para fazer o traslado.

Fonte: Roma News

SESPA CONFIRMA MAIS 107 NOVOS CASO CORONAVÍRUS NO PARÁ

Na noite deste sábado, 25, a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) registrou mais oito mortes por covid-19. Agora o número chega a 95 em decorrência do novo coronavírus.

No Pará há até agora, 1.745 óbitos, 1.757 casos suspeitos foram descartados e há ainda outros 402 em análise. A Secretaria registra 606 pacientes recuperados da doença


Fonte: SESPA

sexta-feira, 24 de abril de 2020

SESPA CONFIRMA 94 NOVOS CASO CORONAVÍRUS NÚMEROS SOBE PARA 1.361 NO PARÁ


A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) registrou na manhã desta sexta-feira, 24, mais 94 casos confirmados da Covid-19 no Estado. Com isso, o número de casos no Pará subiu para 1.361.

Os casos confirmados são do município de Belém, Ananindeua, Anapu, Barcarena, Juruti, Marabá, Santa Izabel do Pará, Aurora do Pará, Marituba, Igarapé-Açu, Nova Ipixuna, Oeiras do Pará Parauapebas e Vigia.

Veja os 94 casos por município:

Imagem

Imagem

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Sespa também confirmou 16 novos óbitos no Pará. Com a confirmação, o número de mortos no Estado chegou a 69.

Fonte: SESPA

PREFEITURA DE ANANINDEUA REALIZA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO NO ESQUEMA "DRIVE-THRU" NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 24

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), em parceria com um shopping localizado na Avenida Mário Covas, promovem o Drive Thur da Campanha Nacional de Vacinação contra o H1N1(Influenza). 

A vacinação é gratuita e é destinada aos grupos prioritários da segunda fase formados por caminhoneiros, rodoviários e portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais.

A campanha teve início na quarta-feira, 22 e vai até a sexta feira, 24 de abril, no estacionamento do shopping das 09h às 15h.

Para ser vacinado é preciso levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação.  Já os portadores de doenças crônicas devem apresentar o documento comprobatório de suas enfermidades.  

Segundo a Prefeitura Municipal de Ananindeua, a cidade já passou da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, para o grupo prioritário da primeira fase, que foram: idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde, e alcançou a meta de 92% de pessoas imunizadas. Mas a secretaria ressalta que os 8% desse grupo podem e devem procurar as unidades básicas do município ou ir até o drive thur.

A vacinação contra o Sarampo também está disponível para pessoas com idades entre 12 e 59 anos.

A secretaria de saúde de Ananindeua ressalta que vacina da gripe não protege contra o novo coronavírus.

Serviços

Local: Shopping Metrópole, BR-316, na Avenida Mário Covas, bairro do Coqueiro, Ananindeua.

Data: 22 a 24 de Abril.

Hora: 09 h às 15h.

Fonte: Ascom de Ananindeua

TRANSPORTE AEROMÉDICO ACELERA ATENDIMENTO A PACIENTES NO OESTE DO PARÁ

O transporte aeromédico disponível no oeste do Pará, por determinação do governo do Estado, fez sua primeira condução de paciente para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. Com o agravamento do quadro respiratório, o paciente natural do município de Prainha tem 47 anos. A transferência foi solicitada quando ele se  encontrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

O transporte foi feito via Central de Regulação do Estado, para a unidade de referência na região. Segundo informações do secretário de Saúde de Prainha, Paulo Ricardo, o paciente chegou a ser submetido ao teste rápido para novo Coronavírus, mas o resultado foi inconclusivo. Por esse motivo, foi coletado material biológico do paciente para exame no Laboratório Central do Pará (Lacen), em Belém.

O transporte foi feito pelo Helicóptero de Saúde da Base de Santarém, acionado pela Central de Regulação da Sespa. As equipes que realizaram o transporte usavam equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar a contaminação da tripulação e garantir mais segurança ao paciente.

O transporte entre Prainha e Santarém é feito normalmente de barco, por isso o transporte aéreo acaba sendo mais rápido e eficiente, ressaltou o secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto. “Esse transporte aéreo é tão importante porque aqui na região, por conta das distâncias entre os municípios, se fôssemos usar outro meio de transporte teríamos um tempo muito longo para esse paciente chegar a Santarém. Essa aeronave está reduzindo o tempo de atendimento por conta da celeridade nesse processo, e salvar o máximo de vidas possível. Isso foi uma decisão do governador Helder Barbalho, de trazer esse transporte para a região, com base em Santarém”, informou o secretário regional.

O município de Prainha, até o último boletim emitido no início da tarde desta quinta-feira (23), não havia confirmado nem um caso de Covid-19. Porém, 59 pessoas estão sendo monitoradas, e dois casos estão em análise. Um deles é do paciente de 47 anos, que já está no Hospital Regional, em Santarém.

Fonte: Agência Pará

ACESSO DE ENTRADA AO PORTAL DA AMAZÔNIA É PARCIALMENTE INTERDITADO

Nesta quinta-feira, 23, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, determinou o fechamento parcial do Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas. A ação foi realizada pelo Comitê de Segurança do Município, composto pela Ordem Pública, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e Guarda Municipal. A partir desta quinta-feira, 23, fica liberada a circulação somente de veículos oficiais, como viaturas e ambulâncias, a entrada de moradores da área e ônibus que fazem aquele itinerário.

A medida é mais uma ação de combate à Covid-19, com o objetivo de evitar aglomerações, conforme prevê o Decreto Municipal N° 95.955, que determina diversas medidas no enfrentamento ao vírus na capital paraense.

O fechamento do Portal da Amazônia começou às 10h desta quinta, 23, após medida estudada pela Prefeitura, visto que o espaço é um dos pontos turísticos da capital, e estava se tornando um ponto de aglomeração de pessoas.

"Nós tomamos a decisão de isolar as áreas esportivas do Portal da Amazônia porque, infelizmente, as pessoas estavam se aglomerando no Portal e isso oferece um grande risco de contágio, e o remédio é o isolamento social”, reforçou o prefeito Zenaldo Coutinho. “Tivemos que fazer a obstrução das áreas esportivas do Portal e, ainda, um bloqueio de acesso para que seja permitida apenas a entrada dos moradores e a circulação das linhas de ônibus”, completou.

"Estamos constantemente fiscalizando, mas este local é muito amplo e fica difícil para manter esse controle e evitar a aglomeração. Por isso, a decisão de fechar o Portal parcialmente, porque estamos pensando nos moradores, viaturas e ambulâncias. Os pontos fechados são chaves para que não haja aglomeração", explicou a Coordenadora Geral da Ordem Pública, Elizete Cardoso.

Para não prejudicar o trânsito e o acesso dos moradores, somente algumas entradas foram fechadas. "O acesso na entrada principal está fechado, a entrada pela Mundurucus com a Tamoios vai permanecer, e os ônibus entram e dobram pela Osvaldo Cruz", pontuou Elizete.


As entradas estão sendo fechadas com blocos de concreto e mesmo com o bloqueio a fiscalização da Prefeitura vai continuar. "Nós vamos continuar fiscalizando aqui, com a Guarda Municipal, Semob e Ordem Pública. Vamos fazer cumprir o decreto, pois a conscientização precisa ser feita. Não vamos aceitar aglomerações", finalizou a Coordenadora Geral da Ordem Pública

Fonte: Agência Belém 

ESPECIALISTAS DA UFPA E UFRA AFIRMAM QUE PICO DA COVID-19 SERÁ EM 14 DE MAIO

O avanço do novo coronavírus no Pará tem assustado, com os últimos boletins com média de 70 casos novos e alguns dias em que os registros chegam a mais de casos novos em um único dia, com um saldo até ontem, 23, de 53 mortes oficialmente. Porém, o quadro que já é assustador é apenas o início da epidemia no Pará, onde o pico real ainda está previsto para o dia 14 de maio, data em que o estado deve confirmar 12 mil novos casos em 24 horas, segundo afirmam pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

O mais grave é que a projeção estatística indica que o número total de infectados só no Pará pode chegar a 200 mil pessoas, caso não sejam seguidas nos próximos dias as medidas de distanciamento social. As projeções são do Laboratório de Sistemas Ciberfísicos (Lasic), que analisou dados da pandemia e fez previsões até o dia 6 de maio.

O professor Glaube Marques, da UFRA, afirma que a precisão das projeções são acima de 90%, e uma das confirmações se deu com os dados da última quinta-feira, 23, em que a previsão era de 1,280 casos, e o Pará terminou o dia com 1.260 casos confirmados. "Nós tínhamos a projeção de que a partir do dia 23 de abril  o Pará teria 1.280 casos, e se a gente for analisar hoje, os números ficaram muito próximos disso”, explica o professor.

 Para fazer as projeções, o sistema do laboratório utiliza os próprios dados divulgados oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em parceria com pesquisadores internacionais, os especialistas paraenses agora trabalham para analisar curvas relacionando o isolamento social aos casos de Covid-19. "Com esse isolamento, a gente vai reduzir o pico, achatar essa curva, e o número de infectados poderá ser menor", explica Marques.

Segundo ele, os estudos estatísticos podem ajudar a saber onde a curva deve parar e ajudar a elaborar planejamentos para lidar com a pandemia, que teve no Pará o primeiro caso confirmado em 18 de março.

Os pesquisadores alertam que o pico da doença previsto para 14 de maio é apenas o auge da doença, que deve continuar com registros de caso e ir baixando também proporcionalmente. "Importante entender que o pico não significa que vai parar de ter novos infectados. O pico quer dizer que a quantidade de novos infectados por dia vai reduzir, mas ainda vai estar em uma quantidade elevada", afirma Diego Estumano, pesquisador da UFPA.

Uma das variações que podem ocorrer será exatamente por conta da subnotificação de casos oficiais, um fato real, segundo os pesquisadores. "Infelizmente a população que precisa ser testada é muito maior que a quantidade de testes disponíveis. Então esses valores, apesar de parecerem absurdos, na verdade estão sendo subestimados", afirma Estumano.

Fonte: Roma News

quinta-feira, 23 de abril de 2020

GOVERNO DO PARÁ VAI DISTRIBUIR 230 MIL MÁSCARAS PARA POPULAÇÃO

partir da próxima semana, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), vai distribuir para a população 230 mil máscaras, que foram compradas de costureiras, microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte, pelo programa "Máscara Para Todos".

Após a publicação do Edital Especial de Chamamento Público 001/2020 para a realização das compras, a Seplad recebeu 1.885 inscrições de interessados em vender as máscaras caseiras e após análise documental, 511 foram habilitados para a próxima fase, sendo 423 costureiras - pessoa física e 88 empreendedores individuais e microempresas.

"Estamos muito felizes com o resultado do projeto. Nesta quarta-feira (22), os nomes dos habilitados foram publicados no Diário Oficial do Estado e já estamos realizando o agendamento, para que, no início da próxima semana, eles tragam até a sede da Seplad, uma amostra das máscaras que pretendem vender, para serem analisadas. Aqueles que já tiverem com as máscaras produzidas, na quantidade que confirmaram na inscrição, já devem trazer para que sejam adquiridas. Ressaltamos que as máscaras devem atender o padrão recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), conforme também consta no edital do programa", explicou o Membro da Comissão de Trabalho, Fábio Larêdo.

As máscaras serão distribuídas gratuitamente para a população durante as ações de fiscalização e orientações realizadas por agentes de segurança pública, entre outras ações promovidas pelo Governo do Estado. Inicialmente, serão contemplados os moradores de Belém e Região Metropolitana, em breve, o programa deverá se expandir para outras regiões do Estado.

A titular da Seplad, Hana Ghassan, comenta que o programa foi pensado com o intuito de fomentar a renda das famílias e pequenos negócios, além da preocupação com a saúde da população e assim conter a propagação da covid-19 em Belém.

"O momento em que vivemos é delicado, e por isso necessita de ações eficientes, tanto para a saúde, quanto para a nossa economia. Já alcançamos o primeiro objetivo neste programa, que é o de gerar renda extra para famílias e pequenos empresários, o que foi uma grande satisfação poder ver, que muitas costureiras individuais foram habilitadas. Estamos trabalhando para que o processo do programa aconteça com celeridade e a nossa população tenha acesso as máscaras o quanto antes", enfatizou Ghassan.

Etapas

A primeira etapa do programa "Máscara Para Todos" correspondeu as inscrições, por meio de um site específico e encerrou a 0h do dia 19 de abril, com 1.885 inscrições.

Confira o cronograma do programa "Máscara Para Todos"

- 20 de abril - Após análise documental, os habilitados receberam um e-mail com instruções sobre a próxima etapa e um formulário para cotação dos preços que pretendiam vender as máscaras

- 22 de abril - A Seplad divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE), a relação de nomes dos habilitados e indeferidos

- 22 e 23 de abril - Análise de recursos

- 27 de abril - Publicação do resultado final com valores

- 27, 28 e 29 de abril - Os habilitados deverão comparecer até a sede da Seplad, localizada na Travessa Do Chaco, 2350, bairro do Marco, em Belém, no dia e hora previamente agendados, para apresentar as amostras das máscaras e receber a Ordem de Serviço. Quem tiver a produção de máscaras pronta, na quantidade informada na inscrição, deverá levar para que seja adquirida no ato. Elas devem estar de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e devidamente higienizadas.

Fonte: Agência Pará

PREFEITO DE BELÉM ZENALDO COUTINHO ANUNCIA QUE USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO EM BELÉM

Resumo das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belém no combate à proliferação do novo Coronavírus:

Na tarde desta quarta-feira, 22, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, realizou live através das redes sociais e fez um balanço das ações que a Prefeitura está adotando no combate à Covid-19, assim como, a prestação de contas das ações que estão sendo executados na cidade.

Zenaldo Coutinho anunciou que o uso de máscara será obrigatório para quem precisar sair às ruas. A orientação será publicada em decreto Municipal. De acordo com o prefeito, a partir da próxima sexta-feira, dia 24, essa é a grande medida de proteção geral e quem não cumprir vai pagar multas.

Ainda relacionado à proteção, nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura está consolidando a aquisição de 4 mil máscaras. E, no dia 24, a chegada de mais 40 mil máscaras para os servidores da área da saúde, de acordo com as recomendações da Anvisa.

Até esta tarde, Belém tem 995 casos confirmados de Covid-19, 28 mortes e 124 pessoas recuperadas. 

O investimento em saúde anteriormente era de 17%, agora 24%. Somado a isto, a Prefeitura de Belém recebeu do Governo Federal o repasse de R$ 26 milhões e está investindo em novos equipamentos e novos profissionais. Tudo de maneira transparente.

Algumas das tratativas da Prefeitura neste momento são: contatos com médicos Cubanos para reforçar a equipe de saúde do município e recomendação às faculdades com turmas de medicina prestes a se formar, para antecipação da colação destes médicos, para também, auxiliarem na rede de saúde.

A Prefeitura de Belém teve que fechar as quadras de esporte do Portal da Amazônia, visto que algumas pessoas não estavam respeitando a orientação de evitar aglomerações.

- A Prefeitura está fazendo tratativas com o Exército para ampliar as higienizações na cidade. A PMB já vem realizando estas ações, utilizando uma fórmula que mata o vírus, e nesta quarta, 22, segue com a limpeza em mais abrigos de paradas de ônibus.

A Prefeitura reforça que está com suas UPA’s e PSM’s em pleno funcionamento.

- O abrigo no Tapanã, da Prefeitura de Belém, que vai acolher os indígenas da etnia Warao já está pronto e higienizado. O remanejamento vai começar em breve.

A gestão municipal está ampliando o protocolo para as UPA’s com cloroquina e azitromicina para pacientes graves. No hospital de retaguarda Dom Vicente Zico também está sendo usado este protocolo.

Em relação a tradicional visitação no Dia das Mães nos cemitérios, a Prefeitura de Belém está avaliando, pois certamente haverá restrição. Este é um momento de proteger a vida da população.

O prefeito de Belém agradeceu o empenho de todos os servidores municipais durante este período de pandemia, e ressaltou o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação (Semec), que vai iniciar uma nova rodada de entrega de kits de merenda escolar no mês de maio.

A Prefeitura está aguardando a chegada dos respiradores no Hospital do Hangar, para desafogar a urgência e emergência nos hospitais do município. Os doentes graves serão transferidos.

Hoje, 22, será assinado um decreto para que os diretores de hospitais públicos e privados informem à Prefeitura sobre a ocupação dos leitos.
 

Fonte: Agência Belém

SESPA CONFIMA 72 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS E NÚMERO SOBE PARA 1.267 NO PARÁ

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou, nesta quarta-feira, 23, mais 72 casos de coronavírus no Pará. Com a atualização, o total sobe para 1.267.

De acordo com a secretaria, as vítimas são: um homem, de 42 anos; uma mulher, de 66 anos; um homem, de 66 anos; um homem, de 74 anos; um homem, de 74 anos; um homem, de 75 anos e uma mulher, de 82 anos; todos de Belém. Dois homens, um de 40 e um de 87 anos, ambos de Santarém. E um homem, de 70 anos, de Óbidos

Os casos registrados são de Belém, Alenquer, Altamira, Anajás, Ananindeua, Benevides, Cachoeira do Arari, Capanema, Castanhal, Concórdia do Pará, Igarapé-Açu, Juruti, Monte Alegre, Santa Cruz do Arari, Santa Izabel do Pará, Santarém, Santo Antônio do Tauá, São João de Pirabas, São Sebastião da Boa Vista e Vigia

Fonte: SESPA 

COSANPA COMEÇA A INSTALAÇÃO DA NOVA REDE DA ÁGUA DA TRAVESSA MAURITI EM BELÉM

Os problemas decorrentes dos constantes rompimentos na tubulação de abastecimento de água na Travessa Mauriti, em Belém, que atende aos bairros da Pedreira, Telégrafo e Sacramenta, e ainda parte do Marco e Barreiro, estão com os dias contados. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) começou, na quarta-feira (22), a substituição de mais de um quilômetro de tubulação antiga na Mauriti e de outros 150 quilômetros de rede de cimento amianto em outras ruas da capital. A obra orçada em R$ 250 milhões vem sendo realizada desde outubro de 2019 e tem prazo de dois anos para ser totalmente concluída.

As intervenções na Travessa Mauriti, definida pela Companhia como “prioridade máxima” devido aos sucessivos vazamentos, começaram há três semanas, com o uso de aparelhos de mapeamento do subsolo e máquinas de perfuração. Na quarta-feira (22), a nova tubulação começou a ser instalada, por meio do Método Não Destrutivo (MND), que faz a inserção da rede por meio de perfurações em dois pontos extremos da via, sem a necessidade de escavar a rua inteira. 

De acordo com o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, a troca da rede na Travessa Mauriti já constava do cronograma de investimentos da Companhia, mas foi antecipada.

"Por conta da quantidade de vazamentos que ocorreram nos últimos meses no local, resolvemos antecipar essa substituição. É uma rede que provoca grande perda de água a cada vazamento. Acreditamos que, ao final do nosso trabalho, implantando um material duradouro, moderno e eficiente, os moradores dos bairros que são abastecidos pelo 9º setor vão ter um fornecimento de água bem melhor” - José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

Para a engenheira sanitarista Tatiana Costa, a explicação para tantos problemas na mesma rede está no cimento amianto, material ultrapassado, que há anos não é mais utilizado pelo setor de saneamento. “A rede da Mauriti é de 450 milímetros, um diâmetro muito grande que chamamos de rede de alimentação das redes menores, ou seja, é uma rede primária. E pelo fato de o material ter uns 50 anos, à medida que ocorre qualquer alteração de pressão na água, toda a rede pode ter problema, pode quebrar em um ponto frágil. Quando estoura, por ser um diâmetro grande, as correções não são rápidas”, explicou a engenheira.

A Cosanpa vai substituir 1.033 metros da rede no trecho entre a Rua Nova e a Avenida Marquês de Herval, e garante que, em três meses, os moradores já sentirão melhorias no abastecimento de água.

“Em três meses, pretendemos finalizar os serviços e colocar a rede em carga, água para distribuir. Já não teremos vazamentos com frequência porque a rede nova é de Pead (Polietileno de Alta Densidade), material muito mais resistente e eficiente. Ao final de toda a obra, em dois anos, as melhorias serão ainda maiores, porque todas essas redes serão setorizadas, ou seja, se houver vazamento ou necessidade de interrupções não será preciso parar o abastecimento para todos esses bairros”, assegurou Tatiana Costa.

Fonte: Agência Pará

PRIMEIRA PACIENTE MULHER INTERNADA COM A COVID-19 NO DOM ZICO RECEBE ALTA

A primeira paciente internada no Hospital Dom Vicente Zico, com complicações respiratórias causada pelo novo Coronavírus, recebeu alta na tarde desta quarta-feira, 22. O hospital passou a funcionar como referência para pacientes diagnosticados com o vírus na capital.

Deuzirene Pereira Correa, de 43 anos, chegou à unidade transferida da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta e precisou de tratamento semi-intensivo.

Na saída do hospital, Deuzirene foi acolhida pelo marido, Marco Antônio Correa e aplaudida pelo corpo médico. “Eu estou muito feliz, agora é só agradecer a Deus. Foi muito triste tudo que eu passei, mas fui muito bem cuidada aqui, os médicos foram atenciosos”.

Deuzirene deixou um alerta à população sobre a doença. “Peço para que as pessoas se cuidem, essa doença é horrível. Não desejo para ninguém o que eu passei”, falou. Marco Antônio agradeceu toda a equipe médica que cuidou da esposa. “Agradeço a todos os profissionais que cuidaram dela, eu cheguei até a pensar que poderia acontecer algo ruim. Mas com todo esforço e dedicação de vocês, hoje nós vamos para casa”, disse. 

A médica Lana Lacerda, uma das que acompanhou a evolução do quadro da paciente, se emocionou. “Levando em consideração que é uma doença grave, que nós temos que nos cuidar, ver alguém saindo de dentro do hospital dessa forma, deixa toda a equipe muito contente. Esse momento é muito importante para a gente, é um motivo para a gente não desistir e ter esperança”, contou. 

Dom Vicente Zico - A unidade passou a funcionar desde o último dia 16. O hospital é estruturado para oferecer suporte à rede de urgência e emergência, e conta com 60 leitos, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Além da UTI, o espaço predial possui bloco cirúrgico, consultórios, postos de enfermagem e enfermarias com leitos de internação. A Unidade de Terapia Intensiva está localizada no segundo pavimento. O hospital Dom Vicente Zico conta também com espaço administrativo, recursos administrativo, vestiário e instalações voltadas à segurança das equipes médicas e dos usuários. O prédio tem ainda o recurso físico da acessibilidade. Uma rampa permite o acesso de cadeirantes e demais pessoas com limitação motora.

O local funciona com cerca de 300 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos em enfermagem

Fonte: Agência Belém

quarta-feira, 22 de abril de 2020

DEPUTADO FEDERAL ÉDER MAURO NEGA QUE ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL COM COVID-19

Desde o início da semana circulam boatos de que o deputado federal Delegado Eder Mauro (PSL) estaria internado no hospital Porto Dias, em Belém, capital do Pará, com a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Nesta quarta-feira, 22, a assessoria do parlamentar informou que as informações não procedem.

Após uma página no Facebook compartilhar o boato, a assessoria comunicou ao portal Roma News: "não procede a informação publicada na fanpage citada, o deputado está bem e encontra-se na casa dele".

Nas redes sociais, Éder Mauro disse que tudo não passa de fake news. "Aqueles que desejam minha morte, eu deixo por conta da lei do retorno", tweetou.

FONTE: Roma News

 Imagine acordar com o barulho das ondas de uma praia de água doce, ao lado dos passarinhos, com uma frondosa árvore dentro de casa e sentin...