O Governo do Pará anunciou a compra de 400 respiradores para serem usados por pacientes de covid-19 nos hospitais públicos. A compra de kits com os equipamentos foi anunciada em março no Diário Oficial do Estado (DOE) ao valor inicialmente de R$ 100 milhões e com dispensa de licitação.
Após vários questionamentos sobre o valor da compra, o governo estadual publicou no DOE uma errata, em que informava que na verdade o custo seria de um pouco mais de R$ 50 milhões.
No final de semana, o governo paraense anunciou a chegada dos respiradores e na manhã desta segunda-feira, 4, o governador Helder Barbalho (MDB), apareceu em imagens conferindo as caixas dos equipamentos, que teriam chegado da China em número de 139 e mais 1.6 mil bombas de infusão. Portanto, menos da metade dos equipamentos chegou ao Estado, mais de um mês depois da compra.
Segundo informações do governo divulgadas na Agência Pará, os produtos chegaram ao Pará em voo fretado pela mineradora Vale. Os outros equipamentos como respiradores e bombas de infusão devem sair da China no dia 9 de maio para Belém, totalizando a compra de 400 kits de UTI, mas não tem informação sobre a data de chegada dos equipamentos no Pará.
Dos 139 respiradores recebidos nesta segunda-feira, segundo informa o governo estadual, 80 serão destinados para o Hospital de Campanha de Belém e 30 para o Hospital Galileu, na Região Metropolitana de Belém. Dez respiradores vão para o Hospital de Campanha de Santarém; 10 para o Hospital de Campanha de Marabá; 5 para o Hospital de Campanha de Breves e 4 para o Hospital de Capanema. 556 bombas de infusão vão acompanhar os respiradores. Todos os equipamentos seriam enviados ainda na manhã desta segunda aos municípios selecionados.
Fonte: Roma News
Nenhum comentário:
Postar um comentário